BUSCAPE

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cota de Malha.



As armaduras de cota de malha são feitas de anéis entrelaçados. O desenho dos anéis espalha a força dos impactos sobre uma área maior, fazendo a cota de malha funcionar como proteção. Hoje em dia, é usada em fantasias, encenações e em acessórios como cintos e outras peças decorativas. Cotas de malha feitas de aço são usadas para proteger de ataques de tubarão. Clique em qualquer imagem para ver em tamanho maior.

Dicas
  •  Feche todos os anéis por completo, para dar à peça uma aparência uniforme e evitar que cabelos e fios se prendam neles. Dependendo do material, você vai ter que apertar o anel mais do que a posição de fechado e acertar as pontas.
  •   O material para os anéis não está mais limitado a ferro ou aço. Você pode conseguir anéis em aço inoxidável, alumínio, titânio, borracha, ou (para jóias) ouro ou prata. Você pode também conseguir anéis de cores diferentes e fazer diversos padrões com eles.
  •  Procure na internet por outros objetos que possam ser feitos.
  •  Uma boa fonte de arame são clipes de papel. Eles vêm em diversas cores e são fáceis de torcer. O lado ruim é que você vai ter que cortar seus anéis e o resultado não fica muito resistente. Comece endireitando-os o máximo que puder.
  •  Ao invés de clipes, use arame. Tente arame industrial de boa espessura.

Avisos

  • Pontas de arame cortado são bem afiadas. Manuseie os anéis com cuidado. Use alicates de bico e óculos de proteção. Guarde anéis abertos em um recipiente resistente com tampa.
  •  Se quiser usar uma cota de malha para demonstrações com espadas, e não simplesmente por decoração ou fantasia, faça ela forte o bastante para o que quer fazer. Cotas de malha para fantasias são bem mais leves e fracas que o necessário para absorver um impacto de verdade.

Materiais Necessários

  •  Uma superfície de trabalho reta e bem iluminada
  •  Um alicate. Alicates serrados podem marcar o metal. Procure por alicates com pontas lisas. Os alicates devem ser fortes o bastante para dobrar o metal e delicados o bastante para trabalhar com o calibre de anel que escolheu.
  •  Anéis. Escolha um tamanho e espessura que sirva para o acabamento e o objeto que quer criar.
  •  Arame. Se for fazer seus anéis, você vai precisar de arame.
  •  Um objeto roliço do calibre desejado. Um lápis, espeto de churrasco ou cano fino para controlar o tamanho dos anéis. Para anéis mais pesados, use um cabo de vassoura ou cano de metal.
  •  Um modo de cortar o arame. Alguns alicates vêm com um cortador. Você também pode usar um cortador de arame.





1.Escolha uma malha. Este artigo descreve um padrão 4 em 1, que é o mais comumente usado. O padrão é chamado assim porque cada anel se liga a quatro outros.

2.Escolha o material. Decida se vai fazer seus anéis ou se os comprará prontos. Anéis estão disponíveis em uma grande variedade de diâmetros e espessuras. Anéis maiores cobrem uma área maior e criam uma malha mais leve, mas a textura vai ser mais áspera e o material não vai ser tão forte. Anéis mais grossos vão ser mais duráveis, mas também vão pesar mais e vai ser mais difícil trabalhar com eles.

3.Escolha um objeto que queira fazer. Se estiver começando, faça algo mais simples, até pegar o jeito. Uma cota de malha completa tem milhares de anéis e pode pesar mais de 18kg. Faça primeiro um bracelete, luvas, cinto, chaveiro ou outro objeto mais simples.

4.Enrole o arame em volta de um cano, cabo de vassoura, lápis ou palito de churrasco. Você vai ter que segurar dos lados com presilhas. Tente fazer anéis homogêneos e evite irregularidades na espiral. Se o arame já vier enrolado, use a curvatura do arame.


Imagem:Chainmail4.jpg

5.Corte os anéis. É muito importante usar óculos de proteção para este passo. Tente cortar todos os anéis igualmente. Um corte ligeiramente inclinado vai permitir um fecho melhor e com uma folga menor.

Imagem:Chainmail5.jpg


6.Feche quatro anéis usando um alicate. Passe todos os quatro em um quinto (em vermelho) e feche o quinto.

Imagem:Chainmail6.jpg

7.Organize os anéis como na figura, dois para cima e dois para baixo. Pode ser complicado, pois os outros anéis ainda não estão ali para ajudar a equilibrar tudo.

Imagem:Chainmail7.jpg

8.Feche mais dois anéis. Ligue ambos em outro anel (em vermelho), mas não feche o vermelho ainda.

Imagem:Chainmail8.jpg

9.Passe o anel vermelho pelo fundo dos dois anéis de baixo, como mostrado, indo de baixo para cima. Organize os dois anéis de baixo para ficar no padrão.


Imagem:Chainmail9.jpg

10.Coloque dois anéis fechados em um terceiro anel (em azul).


Imagem:Chainmail11.jpg

11.Comece a construir a segunda fileira. Passe o anel azul pelos dois anéis em dourado da primeira fileira. Oriente as pontas da mesma forma que no anel vermelho adjacente.

Imagem:Chainmail12.jpg

12.Coloque um anel fechado em outro anel (azul)Adicione-os ao padrão, ligando este anel azul a outros três anéis.

Imagem:Chainmail13.jpg


13.Repita os passos 11 e 12, até ter completado o resto da fileira.

Imagem:Chainmail14.jpg

14.Repita os passos 1 a 11 para adicionar cada fileira, até que a malha esteja do tamanho que você quiser.







Nenhum comentário:

Postar um comentário